Os alunos do 6º ano de escolaridade da Escola Padre Franklin experimentaram uma nova modalidade colectiva – A Tripela.
A Tripela é a mais recente modalidade desportiva colectiva inventada por um português - Professor Doutor Rui Matos. É assim designada devido ao facto do seu principal elemento técnico se fazer em 3 momentos: receber, largar e pontapear.
Neste jogo os pés e as mãos têm um papel preponderante, sendo inspirado a partir de jogos de equipa como o futebol e o andebol, recorrendo ao empréstimo de outros pormenores do basquetebol, corfebol e râguebi.
A grande novidade é a utilização obrigatória dos membros superiores e dos membros inferiores de forma sequencial (agarrar com as mãos e passar com os pés).
O jogo disputa-se em pavilhão com cinco jogadores de campo, cujo objectivo é marcar golos ao longo dos 60 minutos da partida, se uma equipa vencer os primeiros 30 minutos e a outra os seguintes é necessário desempatar por grandes penalidades.
Curioso é que esta nova modalidade não tem guarda-redes específico, qualquer jogador na área defensiva pode defender. Outra característica peculiar é a figura do Joker, um jogador especial, cujos golos são mais valiosos e que tem privilégios, sobretudo na recepção, em relação aos restantes jogadores de campo.
Brevemente, a Tripela marcará novamente presença nas aulas de Educação Física.
Profª. Anabela Vieito
Sem comentários:
Enviar um comentário